07 dicas e cuidados para deixar a sua barba bonita

page

Na imagem acima, temos ninguém menos que Chris Evans, Malvino Salvador, Michael Fassbender, Reynaldo Gianecchini, Liam Hemsworth e Bruno Gagliasso. O que todos eles tem em comum além do fato de serem atores? Tá na cara que é a barba (que trocadilho infame hahaha). Nos últimos anos, a barba tem ganhado espaço na construção da imagem masculina da mesma forma que o cabelo é importante para a identidade feminina.

Engana-se quem pensa que ter uma barba bonita é tão somente deixar crescer e pronto. Aliás, não é a toa que cosméticos masculinos, barbearias especializadas e uma série de outros serviços complementares vem ganhando espaço nesse nicho de mercado. Afinal, vaidoso ou não, qual homem não quer se sentir mais bonito? Mas vamos ao que interessa. Abaixo estão 07 dicas e cuidados que vão facilitar sua vida e te levar ao mundo dos barbudos. Confira!

01 – CRESCIMENTO DA BARBA
Um dos grandes segredos para seus pelos faciais se desenvolverem mais rápido está no cuidado com a pele. Quanto mais bem cuidada for a pele e o corpo, melhor a barba se desenvolverá. Passar produtos adequados de limpeza, como os sabonetes esfoliantes, que ajudam a manter a pele limpa e sem vestígios de pele morta, ajudam a deixar o terreno mais saudável para o crescimento da barba.
Além da limpeza da pele, também é importante manter uma alimentação adequada. Quanto melhor você comer, maiores são as chances de sua barba crescer mais rápido. A proteína é um passo importante. Alimentos proteicos costumam ser ricos em biotina, que ajudam no desenvolvimento de pelo. Por isso, não tenha medo de comer alimentos como fígado, couve-flor, feijão, cenoura, farinha de soja, ovos e cereais. Uma dica pouco lembrada é o exercício físico. Os exercícios de perna, por exemplo, são ótimos para aumentar a testosterona no corpo, hormônio que é responsável, entre inúmeras coisas, pelo crescimento de barba.

02 HIGIENE

03(Imagem: @barbeiromoderno)

Independente do tamanho de sua barba (seja ela curta, média ou longa), é fundamental lavar periodicamente. E se tratando de lavar, nem pense que só passar água durante o banho é o suficiente. Isso porque assim como outras partes do corpo, a barba está sujeita a acumulo de germes. É possível optar por sabonete liquido bactericida (encontrado em farmácias) ou outros produtos:

  • Shampoo para barba: limpa e hidrata a barba e a pele embaixo dela;
  • Balm de barba: para cuidar da barba que ainda está crescendo, tirando coceiras e irritações;
  • Óleo de barba: quanto maior a barba, mais difícil vai ficando a hidratação natural nas pontas dos pelos. Esse tipo de produto deixa a hidratação mais homogênea e a barba mais macia;
  • Cera de bigode: porque não temos pelos só no queixo, esse tipo de produto serve também para domar a bigodeira entre o nariz e a boca;
  • Loção pós-barba: ajuda a fechar os poros, revitalizar a pele e absorver a oleosidade;
  • Creme de barbear: hidrata, refresca, lubrifica e protege a pele.

03 – BARBEANDO

05(Imagem: @britishmasterbarbers)

Antes de qualquer coisa, cuidado com o orientações para que a barba seja feita ao contrário (também conhecidos por alguns como “escanhoar”) fazem os pelos crescerem mais fortes. Dependendo do grau de sensibilidade da pele, pode ocasionar inclusive a inflamação do pelo (foliculite). O ritmo de crescimento dos pelos pode variar de pessoa para pessoa, se você prefere que a barba esteja curtas o ideal é aparar a cada duas semanas (consequentemente aumentando o tempo em que você se barbeia para manter assim a barba mais longa).

04 FORMATO ADEQUADO

07(Imagem: @londonschoolofbarbering)

Cavanhaque, bigode, costeleta, barba cheia ou desenhada. São vários os formatos a sua escolha, o mais importante é saber qual destes tipos de barba é o mais adequado para você levando em consideração o formato do seu rosto.

Rosto Redondo: Se o objetivo é alongar o rosto e disfarçar os traços arredondados, a dica é concentrar o volume de barba na parte de baixo do rosto, próximo ao queixo. As linhas retas dos pelos do pescoço e lateral suavizam o formato do rosto e o pouco volume nas bochechas e cavanhaque são os indicados para que você pareça mais magro.
Barbas recomendadas: cavanhaque
Evite: costeletas e muita barba na bochecha

Rosto Triangular: Este tipo refere-se aos rostos mais largos nas têmporas e afinando até um queixo mais pontudo, assemelhando a um triângulo invertido. A dica é camuflar um pouco o queixo, deixando com uma barba mais cheia nas laterais. Com ela desenhada, basta aparar os fios com tesoura e fazer a marcação na máquina.
Barbas recomendadas: barba cheia e ralinha (por fazer), bigode
Evite: cavanhaques longos ou grandes barbas

Rosto Quadrado: Um maxilar quadrado, rosto amplo e proeminente, esta são as principais características do rosto quadrado. O recomendado é dar um pouco mais de comprimento ao rosto, adicionando largura e peso. Você pode quebrar as linhas retas, dando mais curva ao demarcar o desenho. A barba tradicional é uma ótima pedida aqui.
Barbas recomendadas: cavanhaque (alonga e emagrece) e barba tradicional por fazer (rala) ou mais cheia.
Evite: barbas tradicionais quadradas.

Rosto Retangular: Os rostos retangulares são mais finos e angulares do que os quadrados. O objetivo é equilibrar os atributos, reduzindo o comprimento da face e criando a ilusão de que é mais oval.
Barbas recomendadas: barba tradicional rala e mais cheia
Evite: cavanhaque

Rosto Oval: Este é considerado o rosto coringa, pois é o mais fácil de trabalhar e todos os formatos de barba funcionam aqui. Aqui o que mandará será seu estilo de penteado ou mesmo outfit escolhido.
Barba recomendada: todos os tipos
Evite: estilo de barba que não seja condizente com seu estilo geral

05 – PELOS NA REGIÃO LABIAL

08(Imagem: @schorembarbier)

A pior coisa que pode acontecer para os homens de barba é deixar os pelos da região labial crescerem desenfreadamente e sem cuidado. Além de se tornar esteticamente feio e passar uma imagem de ‘sujeira’, a boca é uma região que entram muitas bactérias no decorrer do dia e o contato com o bigode, por exemplo, pode piorar isto. Esteja sempre aparando o contorno da boca para não deixar os pelos caindo lá dentro.

06 – ÍTENS IMPORTANTES PARA CUIDAR DA BARBA

 

 07 – LÂMINA DE BARBEAR OU MÁQUINA DE BARBEAR?

10(Imagem: @newyorkbarbershop)

Vantagens da Lâmina de Barbear:
●  As lâminas são muito mais baratas que a máquina de barbear
●  Caso sua pele não se adapte bem ao aparelho, o seu prejuízo será menor
Vantagens Da Máquina De Barbear:
●  Apesar de mais cara, a economia será muito maior com o passar do tempo
●  A máquina de barbear causa menos irritações à pele que os aparelhos tradicionais

 

BÔNUS: Tutorial de como aparar e modelar a barba

Fontes:

Manual do Homem Moderno | Mens Market Blog | Tipos de Barba | Beard Brother Hood

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>