10 boas dicas para evitar a procrastinação

Quem nunca se sentiu culpado,  estressado ou envergonhado por ter adiado projetos ou tarefas? Pois é, a danada da procrastinação. Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos.

Por que ela acontece? Esperar as condições perfeitas e  muitas vezes impossíveis: esperar a hora perfeita, a informação perfeita, a pessoa perfeita, ou seja, os ingredientes mágicos que nunca aparecerão para concluir a tarefa. É necessário ter disciplina e foco para realizar tarefas.  Sem investir  tempo e energia nada acontece.

É preciso renunciar a determinados prazeres de curto prazo em favor de objetivos de longo prazo. Também é válido lembrar que pessoas muito estressadas tendem a ter uma produtividade menor no trabalho e procrastinar coisas às vezes até simples de se resolver.

PROCRASTINAÇÃO

Fontes: Wikipedia | Azul Psicologia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>