#ViralFake – Você é o que você compartilha

Outro dia enquanto deslizava a timeline do meu instagram (segue lá > @blogdonandico) me deparei com essa foto… Não foi a primeira nem muito menos a segunda que eu a vi ‘passear’ pelas redes sociais. Na legenda dizia que o noivo sofria de paralisia e que seus amigos o ajudaram a ficar de pé para que pudesse beijar a noiva na hora do casamento.

22221250_1926351770915702_496344700106571776_n

Bom, pra quem é “barata de internet” feito eu, logo achei meio sem necessidade tantas pessoas para segurar um único homem. Notei ainda que o primeiro da fila que o segurava, não parecia estar fazendo tanto esforço assim para mantê-lo de pé. Logo pensei: “saporra é mentira e dezenas de pessoas compartilham isso achando tudo muito lindo, vou atrás pra descobrir se é verdade”.

Logo usei o sistema de busca de imagens do google (onde é possível fazer o upload de qualquer tipo de imagem, descobrindo informações sobre ela e imagens similares). Dito e feito! Logo cheguei ao site Snopes e descobri a verdade por trás da história.

ORIGEM

A imagem foi publicada em 12 de dezembro de 2016 por um usuário através de um tópico no forum Reddit. Achando tudo muito fofinho, uma usuária do twitter publicou a imagem que acabou se tornando um viral. O parecia a imagem de superação e amizade, na verdade era somente a imagem da celebração de união do casal Rita Shaw e seu marido Jared. Ao ser publicada no instagram, a imagem levava a seguinte legenda:  “Dia dos Fundadores Felizes para o bom Bruhz #RQQ”. O segredo estava na hashtag #RQQ, que representava “Omega Psi Phi”, uma fraternidade internacional que foi fundada em 1911 pelos estudantes da Universidade de Howard.

Bastante comuns nos Estados Unidos, uma fraternidade (Fraternity, o seu nome original em inglês, vem de “frater”, que em latim significa irmão) é uma prática acadêmica muito antiga, trata-se de um clube ou uma associação de jovens estudantes unidos por um mesmo interesse. Os seus companheiros de fraternidade serão uma companhia constante durante os seus anos de universidade no exterior e virarão amigos para a vida inteira.

Taí a explicação para que os amigos de Jared estivessem abraçando-o na imagem. Eu lamento estragar a história, e se você ainda assim tiver em duvida, estão aqui algumas imagens do noivo em pé (por conta própria e sem precisar sem nenhum auxílio).

groom-held-up groom-held-up-by-groomsmen paralyzed-groom

Se eu pudesse lhe dar uma dica seria: desconfie de todas as coisas que você vê na internet. Levando em consideração que estamos as vésperas de ano eleitoral, não custa nada pesquisar se aquela “corrente de informação recebida no grupo do whatsapp” é verdade. Fiquem espertos, nem tudo o que parece, é”

Com informações: Snopes | Brasil Escola |

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>