Mas afinal, o que significa empoderamento?

E aí pessoal, tudo bem com vocês!?

A internet é uma verdadeira máquina de criar novos termos, verbetes e expressões. Algumas delas provavelmente nós já entendemos ou conhecemos, mas com o tempo elas se resignificam, é o caso do termo EMPODERAMENTO.

Empoderamento é a ação social coletiva de participar de debates que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis. (Fonte)

A ideia não é tão nova, mas vem ganhando bastante expressividade nas redes sociais. Muito mais que um termo, o empoderamento vem sendo incorporado por movimentos sociais e lutas de classes que já não são tão novas assim.

Por exemplo é o caso do “Black is Beautiful” (Negro é lindo!), movimento cultural iniciado por negros nos Estados Unidos na década de 60, que mais tarde se espalhou entre negros do mundo todo. O movimento tinha como meta eliminar a noção de que as características naturais dos negros, como cor da pele, traços faciais e cabelo são inerentemente feios. O movimento também incentivou homens e mulheres a pararem de tentar eliminar traços identificados como africanos, como não endireitar o cabelo ou tentar clarear sua pele.

Mas não é só a classe negra que se empenha em se empoderar. O “Girl power” é usada como termo para poder feminino, independência e auto-suficiência. Girl power expressa um fenômeno cultural da década de 1990 e início de 2000, e está também ligada ao movimento feminista. O termo tornou-se popularizado pelas Spice Girls em meados da década de 1990. E diga-se de passagem, no Brasil esta luta tem se tornado cada vez mais forte, para que mulheres possam adquirir direitos iguais, além de se livrarem do machismo e de uma série de outras situações opressoras enfrentadas por elas.

Não diferente do feminismo e da luta por igualdade racial, o movimento LGBT se articula diariamente para se empoderar diante da sociedade. Tudo teve origem na Rebelião de Stonewall, incidente marcado por uma série de violentas manifestações espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos.

Muitas outras lutas individuais se enquadrariam nesta causa, o importante é lembrar que o uso do empoderamento mostra que o termo deve ser entendido como um processo pelo qual podem acontecer transformações nas relações sociais, políticas, culturais, econômicas e de poder. E você, luta por algum tipo de empoderamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *